Ao deitar-se na cama muitas pessoas colocam o despertador para o outro dia acordar cedo. Recentemente com a chegada dos celulares veio também a opção “modo soneca”. O modo soneca, permite que você depois do primeiro despertar tire mais um tempo para acordar (5, 10 minutos...). O modo soneca é muito bom e ao mesmo tempo muito angustiante, isso porque é bom dormir um pouquinho a mais, por outro lado, no segundo despertar vem o desespero de estar atrasado, a culpa de não conseguir levantar antes, e o dia que segue no modo de voltagem 320... Esta introdução é uma paráfrase sobre o despertar da vida, os 05 (cinco) minutos a mais da soneca também é representado em nossa vida pelo tempo em que preferimos estar na nossa zona de conforto ao invés de dar um passo a mais.
O despertador não é suficiente para que as pessoas possam despertar, assim como a formação não é suficiente para que uma pessoa possa estar preparada, como usar os ingredientes certos para um bolo não é sinônimo de acerto no produto final e assim por diante. Tudo na vida exige um tempo, uma dedicação, exige um esforço a mais da pessoa que busca crescer. Ajustar o relógio para despertar as 06 da manhã não é suficiente para que de fato possamos acordar. Assim, como não é bastante estar vivo para estar desperto.
Muitos de nós vivemos apertando o “modo soneca”. Prorrogando às vezes o inevitável. Se no futuro precisamos fazer tal coisa, porque não fazer agora, porque não tentar hoje? Tem muitas coisas que precisam de um tempo para acontecer, porém nem sempre o tempo é nosso amigo. Já dizia o poeta Renato Russo “o tempo não para”. Nossa sociedade também não estimula para que possamos sair da nossa zona de conforto. É bom levar a vida sem muita carga de responsabilidade, vivendo um dia após o outro, porém, pode ser que um dia possamos nos arrepender por ter colocado no modo soneca nossa vida!
Programar a vida não é o mesmo que programar um despertador. O despertador desperta, mas, nem sempre estamos prontos para despertar. Então o que fazer? Busquemos estar despertos.
Rudimar Barea é Mestre em Filosofia – Diretor/fundador do Vívere Instituto Educacional e da Faculdade CENSUPEG-MARAU